

Polêmica em Sapeaçu
Sapeaçu debate Termoelétrica
.
Aconteceu na tarde desta quinta-feira 18 de junho de 2009 em Sapeaçu uma Audiência Pública com objetivo de divulgar informações, recolher opiniões, críticas e sugestões da população com relação à implantação de duas Usinas Termoelétrica na Cidade. Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente, dirigentes da MULTINER, empresa que conquistou o direito da construção das unidades, e o anfitrião o Prefeito do Município Dr. George (PP), dentre outras autoridades. A Audiência foi um importante passo para obter a licença ambiental. Os empreendimentos estão na lista de obras do PAC e somam um investimento da ordem de 435 milhões e serão responsáveis pela geração de 300 empregos diretos no auge das obras, e 126 postos de trabalho durante a operação.
A construção de duas usinas termelétricas no município de Sapeaçu gera polêmica. Políticos da cidade contrários ao atual prefeito, Dr. George (PP), criticam duramente a implantação das usinas no município que serão responsáveis pela geração de 300 empregos diretos no auge das obras, e, 126 postos de trabalho durante a operação. Qualificaram o empreendimento nesta quinta-feira (19) durante a Audiência Pública como um atentado contra o meio ambiente. Conclamaram a sociedade a se mobilizar para impedir a construção das usinas. Provavelmente se Sapeaçu perder a concessão das usinas, Cruz das Almas é uma das cidades com potencial para receber o empreendimento, pois reuni as condições necessárias e está próxima a subestação de energia de Sapeaçu.
Veja A população em campanha contra a Usina Termoelétrica em Sapeaçú!
A empresa Multiner pretende implantar na cidade de Sapeaçu, a 12 Km de Cruz das Almas, no Recôncavo, duas termoelétricas. Segundo Professor Sivanildo Borges, da UFRB, que é morador da cidade de Sapeaçu, esse óleo é altamente poluidor, pois é a fração do petróleo próxima ao àquela usado para pavimentação de vias.
Ele está na organização de uma manifestação para esclarecer a população sobre esse tipo de geração de energia. ‘A manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 300 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas por hora do óleo pesado da Petrobrás. Isto significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia. O alcance das substâncias emitidas pelas termoelétricas serão de, no mínimo, 40 Km (palavras dos representantes da Multiner). Mas, acredito que deverá alcançar uma distância muito maior’, Sivanildo afirma.
E acrescenta : ‘A incidência de muitas doenças respiratórias está relacionada com o aumento da poluição atmosférica. Os hospitais da nossa região não estão preparados para tratar dos casos decorrentes desta poluição’.
A manifestação Foi realizada no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 08h30min, na Praça da Matriz da cidade de Sapeaçu – BA.




1 comentários:
eu so contra isso mais porque vai jogar no ar um gás toxico q pode fazer mal a saúde!!
Postar um comentário
Deixe aqui seu Comentário!! O que vc achou dessa postagem!!